sexta-feira, 19 de novembro de 2010

SÊNECA



SÊNECA
 




"Epicuro diz: ninguém morre diferente de como nasceu. Isto é falso morremos piores do que nascemos."
 
"Despreza tudo que um trabalho supérfluo estabelece como enfeite e requinte; pensa que nada é extraordinário a não ser a alma e que, para uma alma grande, nada é grande."

"Poucos são presos pela servidão, muitos se deixam prender por ela."
 
"A ninguém é necessário seguir o curso da felicidade: já é alguma coisa não a contrariarmos, nos opor ou resistir ao sermos levados pela sorte."
 
"É torpe ceder ao peso, luta com os deveres que te dizem respeito. Não é um homem forte e valoroso aquele que foge ao trabalho, nem lhe cresce o ânimo diante das dificuldades." (atribuído aos filósofos estóicos, citado por Sêneca: Aprendendo a Viver pág. 25)
 
"Ninguém se preocupa em viver bem, mas em viver muito."
 
"Longo é o caminho do ensino por meio de teorias; breve e eficaz por meio de exemplos."
 
"O humilde e o tímido costumam seguir caminhos seguros; a coragem segue caminhos elevados."
"Quem morre tão sereno como nasceu é como se tivesse conquistado a sabedoria; mas ao contrário, quando o perigo nos é próximo, temos medo, a coragem nos deixa, empalidecemos, derramamos lagrimas inúteis. O que é mais vergonhoso do que ficar perturbado diante do umbral daserenidade?"
 
"O motivo é que somos privados de todo bem e sofremos por ter desperdiçado a vida. Não sobrou nada; ela passou foi jogada fora. Ninguém se preocupa em viver bem, mas em viver muito; porém, todos podem agir de modo a viver bem mesmo que não saibam por quanto tempo."
 
"É parte da cura o desejo de ser curado."
 
"Quando se navega sem destino, nenhum vento é favorável."
 
"Pensas que só a ti isso aconteceu e te admiras como se fosse uma coisa nova o fato de uma tão longa peregrinação e em tanta variedade de lugares não teres tirado a tristeza e a gravidade da mente? Deves mudar o animo, não o céu. Mesmo que atravesses o vasto mar, mesmo que, como diz o nosso Virgílio, “ se percam a terra e as cidades”, os vícios te perseguem aonde quer que vás.  Sócrates disse: “Por que te admiras de que em nada as viagens te beneficiem quando te levas contigo? Vai atrás de ti a mesma causa que te faz fugir”. A quem pode ajudar a novidade das terras? A quem o conhecimento das cidades ou dos lugares? Toda essa agitação é em vão. Perguntas por que essa fuga não te ajuda; ora, tu foges de ti mesmo. É o peso da alma que deves deixar: antes disso, nenhum lugar te agradará." (citado por Sêneca: Aprendendo a Viver pág. 29)
 
"Não nasci para um único lugar, a minha pátria é este mundo inteiro."
 
"Que importa quanto são os senhores? A servidão é uma só; se alguém a despreza, por maior que seja a dominação é livre."
 
"Alguns se vangloriam dos seus vícios; e tu pensas que busca remédio quem enumera os seus vícios como se fossem virtudes? Por isso tanto quanto possas, repreende-te a ti mesmo, faze um exame de consciência; assume primeiro o papel de acusador, depois o de juiz e, por último, o de intercessor."
 
"Em algumas ocasiões, sê duro consigo mesmo."
 
"Eu escolho para ti o domínio sobre ti mesmo, e que a tua mente agitada, agitada por vagos pensamentos, se afirme e se torne convicta, de modo que encontre prazer em si mesma e encontre os bens verdadeiros, aqueles que passam a nos pertencer assim que compreendemos quais são, não sendo necessário aumentar o numero de anos."

"Está acima das necessidades aquele que é completamente emancipado, é livre quem viveu uma vida completa."
 
"Nem tudo que nos golpeia nos causa danos, mas o habito ao prazer induz à ira; aquilo que não é como desejamos provoca a nossa cólera. Infundimos em nós mesmos a altivez dos reis. Eles também esquecem a própria força e a debilidade dos outros, ficam rubros de raiva e tornam-se cruéis como se tivessem sido ofendidos, quando em verdade, estão acima de qualquer injuria devido a sua posição. Eles o sabem bem, mas se lamentam, procuram a ocasião para fazer o mal. Com a desculpa de terem sido ultrajados, justificam os ultrajes cometidos."
 
"O discurso da verdade é simples."
 
"O homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais que o necessário."
 
"Não devemos contar entre os homens aqueles que como diz Salústio são “servos do ventre”, e alguns deles não estão nem mesmo entre os animais vivos, mas dos mortos. Vive quem é útil a muitos, vive quem é útil a si mesmo; aqueles que se escondem e se entorpecem assim estão em sua casa como em numa sepultura. No mármore pode escrever o seu nome; no entanto no limiar de suas casas, já anteciparam sua morte."
 
"Que beneficio pode trazer uma viagem a quem quer que seja? Jamais controlou prazeres, conteve paixões, reprimiu impulso de raiva, refreou ímpetos amorosos, nunca livrou a alma de qualquer um de seus males. Uma viagem jamais emitiu um julgamento ou desfez um erro. Seu efeito se iguala ao que uma criança sente quando se depara com o desconhecido, ou seja, diverte por um breve tempo enquanto é novidade."
 
"É preciso dizer a verdade apenas a quem está disposto a ouvi-la."
 
"Ficas espantado por fugir em vão? Aquilo do que estás tentando te livrar está sempre junto a ti. Começa portanto a te corrigir, a livrar-se desse fardo. Põe um limite respeitável nesses desejos que devem ser eliminados. De tua alma retira toda a maldade. Se queres viagens agradáveis cura aquilo que te acompanha. Se conviveres com os avarentos, a avareza te seguirá, se conviveres com os soberbos, o orgulho te seguirá. Teu mal jamais te abandonará se continuares freqüentando os ambientes nocivos, e a amizade com os adúlteros aumentará o fogo da licenciosidade que há em ti.  
Não é porque certas coisas são difíceis que nós não ousamos; é justamente porque não ousamos que tais coisas são difíceis." 
 
"Os ousados são reverenciados, os pacíficos são considerados incapazes."
 
"O amor não se define; sente-se."
 
"Apressa-te a viver bem e pensa que cada dia é, por si só, uma vida."
 
"Trabalha como se vivesses para sempre. Ama como se fosses morrer hoje."
 
"Se vives de acordo com as leis da natureza, nunca serás pobre; se vives de acordo com as opiniões alheias, nunca serás rico." 



Nenhum comentário:

Postar um comentário