sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ORIGEM DO OK

 
 
 
AS POSSÍVEIS ORIGENS DA EXPRESSÃO OK 




Alemã

A etimologia da palavra é muito discutida. Muitos estudiosos acreditam que é uma deformação da expressão All Correct (por "Oll Korrekt"), que quer dizer "tudo está correto", cuja origem provavelmente remonta à expressão Olles kloer do baixo alemão.

Indígena norte-americana

Também se acha que provem de okeh que na língua nativa americana Chocktaw significava "sim".

Grega

Igualmente, alguns opinam que O.K. são as iniciais da expressão grega Ola Kala, que significa "tudo está bem". 

Afro-americana

Outras teorias indicam que OK pode ter uma origem africana e que foi trazida para os EUA pelos escravos provenientes daquele continente, o que deriva da forma de afirmação latina hoc ille ou do occitano oc que significa "sim".

Na Guerra Civil estadunidense

Alguns dizem que pode proceder da Guerra de Secessão já que, quando não havia nenhuma baixa nos campos de batalha, anotava-se 0 killed (nenhum morto), que na sua forma abreviada corresponde a 0K. Este mesmo sistema supostamente foi usado também durante a Guerra do Vietnan, tornando-se sinónimo de uma coisa boa, afinal não havia vítimas no combate.

No nome do 8º presidente dos Estados Unidos

Em 1836 Martin Van Buren, o oitavo presidente dos EUA, assinava com o sobrenome de Old Kinderhook que abreviado seria OK.

Durante a época da escravatura nos EUA

Outra teoria afirma que na época da escravatura nos EUA, quando nos campos de algodão do sul, os escravos apresentavam-se com o seu carregamento diante o capataz, este dava-lhes em francês (muitas regiões do sul dos EUA falavam francês na época) o visto favorável com a expressão "Au quai" que significa "ao cais (de carga)", falado pelos não-franceses como Oll Kway.

Knock Out

Outra teoria diz que provém da negação do termo Knock Out (Nocaute) (K.O., muito visto em jogos de luta e quadrinhos de ação), indicando que não estava tudo bem.

Na denominação do zero absoluto

Devido ao fato de que à temperatura de zero kelvin (zero absoluto), que corresponde a -273,0°C, cuja simbologia é 0 K, as moléculas possuírem grau de agitação mínimo, praticamente sem contato, atrito, houve uma comparação com um estado de tranquilidade.

No soldados americanos

Uma teoria muito escutada é a de que o O.K. vem de um sinal com a mão utilizado pelos soldados norte-americanos, o qual significa que está tudo bem, ou certo. Este sinal lembra um "O" formado com os dedos Polegar e Indicador se encostando nas pontas em forma de círculo, e supostamente forma um "K" com os demais dedos levantados.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário