sexta-feira, 12 de novembro de 2010

O MONGE, O MAGISTRADO E A SOGRA



 O Monge, o Magistrado e a Sogra





Chin Hui, magistrado distrital, viajou todo o trajeto da província de Honan a Mao Shan, montanha sagrada bem ao sul, para consultar um certo Mestre das Cinco Atividades. “Minha sogra”, declarou de chofre, “é uma megera, sempre mete o nariz em minha vida domestica. Quanto a minha mulher, embora se aborreça com isso a ponto de chorar, acaba tomando o partido da velha, clamando que as leis da devoção filial obrigam-na a aceitar tudo o que a bruxa exige. Como bem pode Vossa Imortalidade imaginar, a casa anda de pernas para o ar. Meus próprios carregadores riem à socapa sempre que nossa vozes se alteram, as quais são bem capazes de espantar as almas dos defuntos, para não falar dos vizinhos do yamen (residência oficial). Se as coisas continuam assim, adeus, sagrada autoridade que recebi do Trono do Dragão! Eis por que vim, para pedir a Vossa Imortalidade uma solução.”

Diante disso o venerável imortal, que a custo sustinha o riso, pediu mais detalhes sobre a respeitadíssima sogra de Sua Senhoria. A velha chamava-se Li, pseudônimo do trigrama I Ching para fogo, e os troncos Celestes e os Ramos Celestes indicados pelo da e hora de seu nascimento também revelava uma preponderância de fogo! Naturalmente, variadas proporções dos outros hsing também existiam, mas não se podia contestar que o fogo era o principal constituinte de sua personalidade e circunstâncias. Em seguida havia o metal, presente em considerável extensão e cuja proporção fora aumentada pela entrada da mulher na família Chin – já que chin quer dizer ouro, o metal dos metais. Quanto às afinidades do próprio Chin Hui, a terra predominava e o metal não ficava muito atrás . O imortal, após meditar no assunto, proclamou que, tendo as duas pessoas uma afinidade secundaria com metal, este hsinghsing devia ser descontado. A maneira de atacar o problema era concentrar-se nas inter-relações entre fogo e terra, sem se descartar as existentes entre outros envolvidos mas dando-lhes importância menor.

“Senhor”, prosseguiu, “o velho dito ‘onde fogo é pleno, terra é queimada’, retrata bem o seu caso. Uma vez que terra necessita de fogo para nascer’, não é de espantar que a velha dirija a vida de Vossa Senhoria. Não obstante, também está escrito que ‘quando terra é plena, fogo morre’. Não deve haver dificuldades para que Vossa Senhoria fortaleça seu complemento do hsing terra. Poderia, por exemplo, usar roupas de baixo amarelas e evitar discussões com a sogra exceto nas horas do boi, dragão, carneiro e cão (isto é, da uma às três e das sete às nove, antes e depois do meio dia), quando terra predomina”.

Acrescentando outras instruções para suprir a cota do hsing terra, o imortal aconselhou seu distinto cliente a não hesita em sovar a velha nas horas mais próprias para tanto. “A hora do cão é ideal. É o momento de fingir perder a cabeça e aplicar-lhe raivosamente golpes com o bambu que os litores de Vossa Senhoria utilizam para desancar os piores criminosos, quando recebem ordens para isso. Seus problemas se devem a um natural bondoso demais. De agora em diante trate de esconder  o coração sensível por trás de um rosto diabólico.”

Chin Hui seguiu essas instruções ao pé da letra, mas sem confiar em resultados; pois a velha a velha se retraiu só até notar que o genro jamis chegaria realmente às vias de fatos num corpo que gerara e nutrira sua esposa. Após essa conclusão, submeteu o pobre homem a uma torrente ainda maior de invectivas e interferências em sua vida domestica. Por fim, as coisas chegaram a um ponto tal que o magistrado Chin teve um acesso de raiva terrível e perdeu a consciência; três dias depois entregara suas almas gêmeas às regiões empíreas.

Sabedor do lamentável desenlace, o Mestre das Cinco Atividades ficou pensativo. Naquela tarde, arengando a seus discípulos observou: “Quando o elemento fogo se enfurece e o elemento terra não apresenta suficiente coesão, pouco resta a fazer, a menos que o indivíduo seja dotado de sabedoria incomum. Um sábio venceria onde Chin falhou, simplesmente porque estava na natureza deste falhar e na do sábio vencer pela aceitação das coisas como são, sem tentar torcê-las. A natureza, vocês descobrirão, toca para diante, quer os homens digam sim ou não”.
“Então” , perguntou um discípulo, “por que estamos aqui a aprender a ciência do wu hsing ?

“Ah, bem”, replicou o Mestre das Cinco Atividades, “ as vezes pode-se dar um empurrãozinho na natureza, quando se sabe como fazê-lo; mas deve ser um empurrãozinho o mais próximo possível da direção que as coisas tomariam de qualquer maneira. O finado magistrado deveria ter tapado os ouvidos e deixado a velha rosnar até cansar-se, e depois observar calmamente: ‘Queira desculpar minha distração. Poderia repetir tudo?’Eis o que se chama ‘extinguir o fogo esgotando o combustível.’”

Nenhum comentário:

Postar um comentário