O MARTIRIO DOS APOSTOLOS
ANDRÉ
Em grego: 'Ανδρέας, Andreas, de "ανδρεία", andreía, "hombridade" ou "coragem". E chamado de Protocletos (o "primeiro a ser chamado"), foi também o primeiro dos apóstolos a receber o título de “Pescador de Homens” e a recrutar novos discípulos para o Mestre.
Era irmão de Pedro. Após a ascensão de Cristo, a Escritura cala por completo a seu respeito.
André teria sofrido o martírio através da crucifixão, em Patras (Patrae), na Aquéia. Posteriormente desenvolveu-se uma tradição na qual se afirma que ele haveria pedido para ser crucificado de outra maneira não aquela mesma de Cristo, pois julgava-se indigno de morrer da mesma maneira do Mestre.
Nos textos mais antigos porém descrevem que foi crucificado em uma cruz latina, sendo atado a ela por meio de cordas e não pregado, o que prolongou o seu sofrimento.
As representações de seu martírio em uma cruz em forma de “X” datam do fim da Idade Média.
FELIPE
era natural de Betsaida, uma cidade da Galiléia (João 1:44). Segundo a tradição, que nos é passada através de Eusébio de Cesaréia (bispo de Cesareia referido como o pai da história da Igreja pois em seus escritos estão os primeiros relatos quanto à história do Cristianismo primitivo), ficamos sabendo que era casado, tinha duas filhas e teria realizado muitos milagres, inclusive revivido - não ressuscitado, assim como com Lázaro - um defunto em Hierápolis. Também diz a tradição que Filipe pregou o Evangelho na Palestina, Grécia e na Ásia Menor, onde, se diz, morreu crucificado e, a seguir, apedrejado no ano 80 d.C. em Hierápolis, na Frígia. Uma outra tradição diz que ele morreu crucificado de cabeça para baixo, aos 87 anos, em Hierápolis, no tempo do imperador Domiciano. As suas relíquias teriam sido transportadas a Roma e colocadas juntas com as de São Tiago Menor, na igreja dos santos Apóstolos. Este seria o motivo pelo qual a Igreja latina festeja os dois apóstolos no mesmo dia. Sua festa votiva é em primeiro de maio.
BARNABÉ
Seu nome era José (em grego bizantino Ιὠσης) , (Chipre, século I d.C. – Salamina, 61 d.C.) Seus pais eram judeus helênicos,( judeu que falava grego, nascidos ou criados fora da terra de Israel), após vender todos os seu bens e depositar o dinheiro recebido por estes aos pés dos apostolos passou a ser chamado Barnabé (em aramaico: בר נביא, filho do profeta. No entanto, o texto grego do Atos dos Apóstolos 4:36 explica o nome como υἱός παρακλήσεως, hyios paraklēseōs, que significa "filho da exortação / consolação").
o sucesso que suas pregações na Siria e na ilha de Salamina despertou despertou o ódio de alguns judeus locais que o arrancaram de uma sinagoga onde pregava e o apedrejaram até a morte. Marcos, seu primo, enterrou seu corpo em uma caverna, onde ficou até 488 d.C, quando seus restos mortais foram reencontrados e transferidos para um mosteiro construído em seu nome em Salamina.
BARTOLOMEU
Em aramaico: הדוהי ־רב, uma referência patronímica: Bar Talmay - filho de Talmay. Há historiadores que também mantêm uma referência patronímica, mas dá outro significado para o nome: Bar Ptolomeu - Filho de Ptolomeu. Esta última hipótese não é inverossímil, visto que Ptolomeu (suposto pai de Bartolomeu) possuía um prenome grego, e a cultura grega tinha uma grande influência na Judéia da época. e também conhecido como Natanael, nasceu em Caná, a 14 quilômetros de Nazaré, na Galiléia
Afirma-se que Bartolomeu teria pregado o evangelho na Índia, Armênia, Irã, Síria e por algum tempo na Grécia, com Filipe, especialmente na Frígia. A tradição diz que o apóstolo morreu por esfolamento em Albanópolis, atual Derbent no Azerbaijão, a mando do governador, tanto que na Capela Sistina ele é pintado segurando a própria pele na mão esquerda e na outra o instrumento de seu suplício, um alfange. Uma antiga tradição armênia afirma que ele foi para a Índia e lá pregou àquele povo a verdade do Senhor segundo o Evangelho de São Mateus. Depois que naquela região converteu muitos a Cristo, superando extremas dificuldades, passou para a Armênia Maior, onde converteu o rei Polímio, a sua esposa e muitos outros homens, em mais de doze cidades. Essas conversões, no entanto, provocaram uma enorme inveja dos sacerdotes locais, que, por meio do irmão do rei Polímio, conseguiram a ordem de tirar a sua pele e depois decapitá-lo. Sua festa votiva é em 24 de agosto. Segundo a Igreja Católica, mais tarde suas relíquias foram levadas para a Europa e jazem em Roma, na Igreja a ele dedicada. Sendo que otras fontes afirmam que Suas relíquias estariam no Monastério de Backhole na Armenia. Outros remanescentes de seu corpo e relíquias estariam em Frankfurt no Main, em Lipari, Sicília e Benevento na Itália.
JOÃO
De todos os doze apóstolos, João Zebedeu finalmente tornou-se o mais destacado teólogo. Ele morreu de morte natural, em Éfeso, no ano 103 d.C., quando tinha 94 anos. Segundo bispo Polícrates de Éfeso em 190 (atestada por Eusébio de Cesareia na sua História Eclesiástica, 5, 24), o Apóstolo "dormiu" (faleceu) em Éfeso.
JUDAS TADEU
Em aramaico: יהודה "o corajoso", em grego: Θαδδαῖος. Começou sua pregação pela Galiléia, daí passou para a Samaria e Iduméria e outras populações judaicas. Pelo ano 50, fez parte Concílio, o de Jerusalém, o primeiro da história da igreja. Logo após o concílio foi evangelizar a Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia. Durante suas viagens recebeu a companhia de outro apóstolo, Simão, o zelote. A sua pregação e testemunho impactavam de tal forma os pagãos que estes se convertiam. O sucesso de suas pregações provocaram a inveja e a fúria contra ambos os apóstolo, Segundo relata São Jerônimo, foram martirizados cruelmente quando estavam na Pérsia, mortos a golpes de machado pelos idos de 70 d.C.
MARCOS
Em grego: Μάρκος; em hebraico: מרקוס) Fundou a Igreja de Alexandria conforme a tradição cristã teria nascisdo na cidade grega de Cirene na antiga Líbia. Ao retornar a Alexandria, depois de uma viagem que fez a sua cidade natal, devido aos seus esforços missionários em converter a população local, foi morto por habitantes da cidade que cultuavam as divindades gregas, segundo se sabe teriam amarrado uma corda em torno de seu pescoço e o arrastaram pelas ruas da cidade até ele sucumbir.
MATEUS
A tradição afirma que ele pregou pela Judéia, Etiópia e Pérsia e que foi martirizado na Etiópia, tendo sido apedrejado, queimado e decapitado, seus restos mortais foram posteriormente transportados para Paestum, grande cidade da Magna Grécia, localizada no sul da Itália, na região da Campânia, pertencendo hoje à comuna de Capaccio. Depois foram levadas para a cidade italiana de Salerno (1080), onde se encontram.
PAULO
Em hebraico: שָׁאוּל- Sha'ul; tiberiano: Šāʼûl - "o que se pediu, o que se orou por" e traduzido em grego antigo Σαούλ - Saul - ou Σαῦλος - Saulos . Em grego: Παῦλος - Paulos; em latim: Paulus ou Paullus - "baixo"; "curto) Israelita da tribo de Benjamim (Filipenses 3.5). nascido em Tarso na Cilícia (hoje Turquia), conhecido como o apóstolo dos gentios, fora aluno de Gamaliel (Em hebraico: גמליאל "recompensa de Deus" em grego: γαµαλιηλ), o Ancião, que é considerado um dos maiores professores nos anais do Judaísmo, foi decapitado na via Óstia, no ano 67 ou 70 (Atos 8.3; 13.9; 23.6; 13-20).em Roma, por ordem do tirano Nero, algumas fontes falam em apedrejamento antes da decapitação
Paulo - Cat. S. Januário - em Nápolis - Séc. I |
PEDRO
Em grego Πετρός, Cefas, como é também chamado nas escrituras em aramaico e’: כֵּיפַא Kkēifá, em hebraico כֵּף Kkēf (כֵּף Em grego é Kefás (Κηφα̃ς). Era Pescador, natural de Betsaida, era chamado Simão Bar Jonas (Simão ,filho de Jonas ), mas teve o seu nome trocado por Jesus para Pedro, morreu crucificado com 75 anos de idade (pesquisas arqueológicas feitas nos seus restos mortais estimam que estivesse entre 60 e 70 anos, era de compleição robusta.
Há uma divergência quanto a data de sua morte alguns afirmam que no ano 67, mas dados arqueológicos a colocam no dia 13 de outubro de 64 d.C. de nossa era). A tradição conta que ele pediu que o crucificassem de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de morrer como seu Jesus, Jo 21:18,19.
TIAGO, O MAIOR
Filho de Zebedeu, irmão do também apóstolo João. Natural de Betsaida da Galiléia, e considerado o protomartir, foi o primeiro dos apóstolos a morrer por sua fé. foi preso e decapitado à espada por ordem do rei Herodes Agripa I, por volta do anos anos 42 e 44 de nossa era em Jerusalém
TIAGO MENOR
Filho de Alfeu, Foi bispo de Jerusalém após o martírio de Tiago Maior a tradição diverge quanto a maneira como foi morto uma afirma que foi lançado do pináculo do templo de Jerusalém pelos fariseus e que ao se levantar, recebeu uma martelada no crânio, ou que foi apedrejado até morrer, outra versão diz que foi decapitado e seus restos mortais foram jogados para os cães. Isto vem de encontro com relatado pelo historiador judeu, seu contemporâneo, Flavius Josephus, que relata que Tiago foi apedrejado e que viveu apenas o suficiente para perdoar os seus assassinos. Por isto Tiago é chamado também de "O Justo". Diz a lenda que esses restos foram recolhidos por dois de seus discípulos, Atanásio e Teodoro, e levados secretamente à Espanha, local onde Tiago havia manifestado o desejo de ser enterrado.
TOMÉ
Segundo a tradição, sua obra de evangelização se estendeu à Média, Pérsia (Pártia) e Índia. As versões a cerca de seu martírio também divergem, uma diz que por ordem do rei de Milapura, na cidade indiana de Madras, no ano 53 da era cristã, outra que foi transpassado por uma flechada no peito, por um sacerdote pagão em Malipur, ou ainda transpassado por lanças empunhadas por hindus na cidade de Coromandel na Índia.
SIMÃO
O cananeu, também chamado Zelote, É o mais desconhecido de todos os apóstolos. Dele a bíblia só conserva o nome. Segundo Egesipo (em grego: Ἅγιος Ἡγήσιππος, foi um cronista cristão durante o cristianismo primitivo e que provavelmente era um judeu convertido e que certamente escreveu contra heresias como o gnosticismo e o marcionismo), teria sofrido o martírio durante o império de Trajano, no ano de 107. Morreu na Pérsia com a idade de 120 anos. Uma versão de seu martírio afirma que foi cerrado ao meio depois de morto.
JUDAS ISCARIOTES
Em hebraico יהודה איש־קריות, Yehudhah ish Qeryoth; em grego bíblico Iouda Iskariôth. Sucumbiu a tentação e traiu Jesus por 30 moedas de preta , após o que, com fortes remorsos, suicidou-se enforcondo-se e serviu de alimento para os cães(Mateus 26:14-16; 27:3-5).
Nenhum comentário:
Postar um comentário