segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

REFLEXÕES A CERCA DA VIDA POR WHIT CRISWELL



REFLEXÕES A CERCA DA VIDA POR
WHIT CRISWELL





Esta semana por intermédio de uma amiga as minhas mãos um texto de Whit Criswell de interessante conteúdo e um convite a reflexão, resolvi então pesquisar mais sobre o autor e ver mais de seu trabalho, gostei do que vi e decidi blogar algumas das reflexões dele aqui. Criswell é ex banqueiro e homem de negocios.






DEUS NÃO VAI TE PERGUNTAR



Deus não vai perguntar que tipo de carro você costumava dirigir, mas vai perguntar quantas pessoas que necessitavam de ajuda você transportou.
Deus não vai perguntar qual o tamanho da sua casa, mas vai perguntar quantas pessoas você abrigou nela.
Deus não vai fazer perguntas sobre as roupas do seu armário, mas vai perguntar quantas pessoas você ajudou a vestir.
Deus não vai perguntar o montante de seus bens materiais, mas vai perguntar em que medida eles ditaram sua vida.
Deus não vai perguntar qual foi o seu maior salário, mas vai perguntar se você comprometeu o seu caráter para obtê-lo.
Deus não vai perguntar quantas promoções você recebeu, mas vai perguntar de que forma você promoveu outros.
Deus não vai perguntar qual foi o título do cargo que você ocupava, mas vai perguntar se você desempenhou o seu trabalho com o melhor de suas habilidades.
Deus não vai perguntar quantos amigos você teve, mas vai perguntar para quantas pessoas você foi amigo.
Deus não vai perguntar o que você fez para proteger seus direitos, mas vai perguntar o que você fez para garantir os direitos dos outros.
Deus não vai perguntar em que bairro você morou, mas vai perguntar como você tratou seus vizinhos.
E eu me pergunto: que tipo de respostas terei para dar?
Você quer ser feliz por um instante? Vingue-se.
Você quer ser feliz para sempre? Perdoe!






OS 7 MANDAMENTOS PARA A FELICIDADE



Uma das características que se destaca em muitas culturas é o facto de querermos sempre mais.  Esperamos que a vida se desenrole num determinado formato, baseado na televisão, nos jornais ou no que lemos nos livros.  Então, quando a vida não se desenvolve da forma como esperávamos, não sabemos lidar com esta situação e, normalmente temos a tendência de usar comprimidos, terapias várias ou procuramos livros do tipo “ajude-se a si próprio”.  Em Filipenses 4:12, o Apóstolo Paulo diz,  “Sei viver na pobreza e também na abundância…”.
Conhece alguém que seja realmente feliz?  Se elaborasse uma lista com as características de uma pessoa feliz, quais seriam elas?  Meditei sobre esta pergunta recentemente depois de ter falado com um homem que queria ser realmente feliz.  Eis o que encontrei e ao qual vou chamar de “os sete mandamentos para a felicidade”.

I.             Nunca focalizar sobre nós próprios.  Alguém disse:  “Uma pessoa embrulhada em si própria faz um embrulho muito pequeno”.  Uma vida centrada em nós mesmos nunca nos conduz à felicidade.

II.           Não viver no passado.  Limite os seus sentimentos de desejo e de lamentação.  GOZE o dia de hoje!  Os espelhos retrovisores têm valor, mas são pára-brisas péssimos.  Ouvi dizer:  “Ontem é história, amanhã um mistério, mas hoje é uma dádiva.  É por isso que se chama o presente”.

III.         Não andar depressa demais.  A maior parte de nós vive num ritmo demasiado acelerado.  Necessitamos mesmo de abrandar.  Na vida perdemos muitas coisas por estarmos ocupados a planear outras mais importantes!

IV.          Aprender através das adversidades.  Um rapazinho e a sua irmã escalavam um morro rochoso e ela dizia:  “Detesto estas pedras e rochas.  Cansam-me e magoam os meus pés”.  O rapazinho respondeu:  “Oh mana, só temos que passar por cima das pedras e das rochas para chegarmos ao topo do morro”.  Esta é uma verdade que se aplica à vida.  Os tempos difíceis (rochas e pedras), apesar de dolorosos, poderão, na realidade, ser tempos de crescimento e maturidade.  Deus nunca desperdiça uma dor!

V.            Rir o bastante.  Algumas pessoas gozam a vida;  outras aguentam-na.  O riso faz muita diferença.  Paulo dizia:  “Tenham sempre alegria no Senhor.  Repito, tenham alegria” (Filipenses 4:4).

VI.          Não levar muito a sério nós próprios.  Tenho dito muitas vezes:  “Levo o meu trabalho a sério, mas a mim mesmo, não”.  Ria-se sobre si mesmo.  O riso é como um medicamento, diz a Bíblia.  Pense nesta ideia:  Leve Deus a sério, ao invés de se levar a sério e si mesmo!

VII.        Procurar ser sempre um pouco mais amável do que o necessário.  Eu olhava para as pessoas e só via os seus defeitos.  No entanto, um dia resolvi compreender as pessoas, olhando-as na perspectiva de Deus.  Passei a escutá-las com um pouco mais de compaixão.  Sabem o que descobri?  O que eu considerava defeitos eram, na realidade, cicatrizes – e há uma grande diferença entre as duas coisas.  Há muitas pessoas a combater arduamente nas suas batalhas pessoais.

Lembremo-nos que a felicidade não vem naturalmente.  Aprende-se.  O desafio que nos é proposto é pôr estes sete pensamentos em prática no nosso dia-a-dia.  E não se arrependerá!



Nenhum comentário:

Postar um comentário