quarta-feira, 16 de março de 2011

ACIDENTE NUCLEAR JAPONÊS DE FUKUSHIMA.




ACIDENTE NUCLEAR JAPONÊS DE FUKUSHIMA.



Explosão em Fukushima



Anteriormente ao acidente de Fukushima o deputado Taro Kono, apresentou diversas criticas ao programa nuclear japonês, entre as principais:


Deputado Taro Kano


Os custos do programa: O processo extremamente oneroso “Mixed Oxide”, usada no reprocessamento de materiais, que nas palavras de Kono: “Teria sido mais barato comprar uma montanha de urânio na Austrália”. Os altos custos do processo teriam sido repassados gradualmente às tarifas dos consumidores.


A segurança: Em relação a contenção dos resíduos. o pais não possui nenhum lugar de contenção de resíduos, o deputado já expressava preocupação também com futuros problemas que poderiam advir das atividades sísmicas freqüentes no pais, entre esses o de contaminação de lençóis freáticos.


A omissão de informações: as autoridades parlamentares recebiam informações manipuladas conforme os interesses do setor de produção de energia nuclear.


O lobby das usinas nucleares: que visa impedir a implantação de matrizes energéticas alternativas.


Taro lembra fatos ocorridos no acidente de 1995 na usina nuclear de Monju. Logo depois do vazamento de centenas de quilos de sódio, o governo japonês  foi acusado de falsificar relatórios e de falsear imagens filmadas através de edição. O chefe-de-gabinete do governo Yukio Edano  confirmou neste sábado ultimo o vazamento de material radioativo, césio e iodo.  Em um relatório feito para a ONG Green Peace, o engenheiro nuclear britânico independente John Large, afimou ao The Guardian que o acidente pode ser bem pior do que realmente parece, ao que parece até o momento o acidente e classificado como periculosidade de nível 4 (acidente com consequências de alcance local). É o pior acidente desde o ocorrido na usina ucraniana de Chernobyl, em 1986.















Nenhum comentário:

Postar um comentário