Páginas

domingo, 22 de maio de 2011

FIGO, UVA, MAÇÃ E... BANANA, EM BUSCA DO FRUTO PROIBIDO

  

FIGO, UVA, MAÇÃ E... BANANA, EM BUSCA DO FRUTO PROIBIDO
  





Dentro da tradição judaica o fruto proibido sempre foi identificado com a uva e o figo, já os cristãos o identificaram com a maçã por conta de um erro ao interpretar a tradução da palavra malum usada por Jerônimo com maça, ele a usou na vulgata com o sentido de malicioso, ambas  palavras são homófonas naquela língua, daí dessa confusão linguistica a maçã  ganhou mundo e popularizou-se  como o fruto proibido. Corre-se pela net a idéia de que o fruto ser relacionado com a maçã pelo fato de que no inglês medieval a palavra para frutas em geral era aple, mas podemos ver que ocorre sim é que pomum do latim é que era usado para designar todas os frutas e que da palavra mélon do grego que veio a palavra maçã. 




As línguas européias e também indo-européias usam uma palavra com a raiz de ap, ab, af ou av para maçãs ou macieira: aballo (céltica), apple (inglês), apfel (germânico), abhal (gaélico irlandês), afal (galês), iablokaa (russo) e jablko (polonês). Com relação a pomme, o termo francês vem do latim pomum, que se referia originalmente a todas as frutas. Em latim as palavras mal e maçã, malum, são escritas da mesma forma, sendo a originárias do grego, mélon.







Na bíblia fala-se que depois de pecarem e terem comido o fruto do bem e do mal, Adão e Eva se cobrirão com folhas de figueira, ora essas folhas são pequenas e não são sufientes para cobrir a nudez de ninguém. 

O jornalista Dan Koeppel, em seu livro Banana: The Fate of the Fruit That Cnahged the World apresenta a interessante teoria de que o fruto proibido poderia ter sido a banana, pois suas folhas seriam grandes o suficiente para cobrir a nudez deles e tal fruto era antes conhecido por figo, em seu diário de bordo Vasco da Gama se refere a ele como figo das Índias, a palavra banana veio do árabe banan, que nessa língua significa “dedo”. Nas escrituras não há referencia a um determinado fruto, se refere a dele como fruto da “árvore do conhecimento do bem e do mal”.











Um livro interessante que trata da vida de Vasco da Gama e onde entre outras se ve a origem da banana, o livro traz  ainda os textos originais em português arcaico:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário